Ementa disciplina obrigatória Estado, Mudança Social e Participação Política
Docentes Responsáveis:
Neli Aparecida de Mello Théry
Alessandro Soares da Silva
Objetivos:
Tratar as teses sociológicas e psicossociológicas (clássicas) acerca dos processos de produção e reprodução e de transformação da ordem social. 2. Discutir a problemática do Estado frente às ações e movimentos de mudança social em uma perspectiva da participação política dos diversos segmentos sociais organizados, à luz de conceitos agregadores de desenvolvimento local. 3. Enfatizar as implicações e aplicações teórico-práticas.
Justificativa:
Trata-se de uma disciplina básica para a compreensão e análise das problemáticas atuais dos novos processos de transformação social e de posicionamentos do Estado, fundamentados em conhecimentos teóricos e metodológicos.
Conteúdo:
Unidade I Estratificação e hierarquia sociais, hierarquia de status e divisão do trabalho Tensão e desajuste sistêmico e diferenciação social Teorias de Estado e o Estado nas relações sociais Unidade II Reprodução social: consenso, interesse e dominação A ordem social, política e ambiental como problema e as lógicas Global vs. Local. Cultura, Normas e Valores na sociedade contemporânea: globalização vs. internacionalização; competição vs. Solidariedade Globalização, crise de representação e movimentos sociais Unidade III Participação social, política e popular Sociedade civil e participação na elaboração de alternativas de desenvolvimentos Crise de legitimidade e dominação Contradição sistêmica e ação revolucionária Ações Coletivas, Movimentos Sociais e processos de mobilização
Forma de Avaliação:
Seminários.
Bibliografia:
BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1986
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Ed. UnB, Brasília, 2001.
FORSÉ, Michel. Análise Estrutural das Mudanças Sociais: o modelo de Louis Dirn. Porto: Rés. (s/d).
GIDDENS, Antony. Beyond Left and Right. Cambridge, Polity Press. 1994.
HARVEY, David.The Condition of Postmodernity. Oxford, Blackwell. 1989.
MASSADIER, Gilles. Politiques et actions publiques. Paris: Armand Colin. 2003.
MOUFFE, Chantal. O regresso do político. Lisboa : Gradiva, 1996, p. 121-155.
PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
POULANTZAS, Nicos. O problema nas formas de Estado e nas formas de regime: o executivo e o legislativo. Poder político e classes sociais. Porto : Portucalense, 1971, volume II, p. 152-168.
PRZEWORSKY, Adans. Estado e economia no capitalismo. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1995, p 13-43.
Opa, ainda funciona esse blog?
ResponderExcluir